A importância do planejamento para as empresas

25 de novembro de 2015 Artigos

0 Comentários

A importância do planejamento para as empresas - Via Fornecedores

Em meio a constantes alterações no ambiente empresarial e ao aumento da competitividade, o planejamento é fundamental para a eficácia de uma boa gestão. Planejar é escolher um curso de ações e decidir antecipadamente o que deve ser feito, como e quando; pois o futuro de qualquer negócio nada mais é do que o resultado das ações que estão sendo realizadas agora. Então, o planejamento deve ser estruturado com base nas características de cada empresa.

O planejamento é o processo de desenvolver a estratégia e a relação pretendida da organização com seu mercado consumidor. É um instrumento de visão futura e de resultados presentes e reais, deixando de ser provisões para se tornarem receitas ativas para organização. Assim, ele deve envolver todos os membros da organização e recursos dispostos de maneira a alcançar os objetivos e as metas propostas de forma mais eficaz. Por isso, os empreendedores devem planejar cuidadosamente suas ações implementando planos claros, completos e integrados, e avaliações do desempenho conforme os planos idealizados.

A etapa de planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para as eventuais mudanças. Assim, o planejamento é importante para que as empresas possam manter uma posição de competitividade em qualquer ambiente, pois possibilita a análise do ambiente de uma organização favorecendo a criação de uma visão sobre as oportunidades e ameaças, bem como a percepção pontos fortes e fracos. Embora qualquer empreendimento ofereça riscos, é possível prevenir-se contra eles através de algumas ferramentas operacionais que podem dirimir os riscos e auxiliar o administrador na tomada de decisões.

Muitas empresas fecham suas portas antes de completarem 2 anos de vida e têm como uma das causas à falta de planejamento; afinal, tão importante quanto abrir uma empresa é saber como administrá-la. As empresas até planejam antes de abrir as portas, mas depois não o fazem mais. Ao contrário das pequenas, as grandes empresas definem metas e objetivos, buscando a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico.

O planejamento é peça-chave para o crescimento de uma empresa, pois ele é um instrumento que fornece a resposta que a organização precisa apresentar ao seu ambiente diante de um contexto de mudanças. Entretanto, o planejamento sozinho não alcança os objetivos da empresa. Se o planejamento realizado não for executado, acompanhado, controlado e o mais importante, corrigido se necessário, de nada adiantará realizá-lo.

A importância do planejamento para as empresas
Gostou? Avalie este fornecedor e compartilhe!
Publicidade

  

Links Patrocinados

Deixe seu Comentário

BLOGUEIRA

Sou Rosangela Araujo; Licenciada em Letras com Inglês, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC); Bacharela em Administração, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Pós-graduanda em Ensino da Sociologia para o Ensino Médio, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

NOSSOS SERVIÇOS

  •  LOGOMARCA
  •  DESENVOLVIMENTO DE SITE
  •  MÍDIAS DIGITAIS
  •  PUBLICIDADE ONLINE

COMPRE SUA MÁQUINA DE CARTÃO

MINIZINHA CHIP: Não precisa de celular!

MINIZINHA: Precisa de celular!

MODERNINHA PRO: Imprime o papel!

MODERNINHA PLUS: Não precisa de celular!

CURTA NOSSA FANPAGE