Estratégia Empresarial

Estratégia Empresarial - Via Fornecedores

O mundo dos negócios é marcado pela competição dos mercados, pela busca por redução de custos e despesas, e pela melhoria na produtividade. Isso se deve devido às profundas modificações políticas, econômicas e culturais porque passam as sociedades modernas. Com o ambiente mais acirrado, as empresas veem modificando suas estruturas organizacionais e processos, a fim de gerar valor agregado e satisfazer as necessidades dos clientes.

A estratégia surge como uma necessidade permanente da empresa face à existência de concorrência. As empresas mais competitivas estão continuamente desenvolvendo e aperfeiçoando novas capacidades e vantagens competitivas. As que ficarem à margem não resistirão as pressões do mercado. Nesse cenário, é fundamental que as empresas elaborem suas estratégias, para alcançar os objetivos planejados e sobreviver ao ambiente competitivo.

A estratégia empresarial é uma ferramenta de gestão empresarial  que consiste num conjunto das ações que visam à tomada de decisão a médio e longo prazos. A empresa, ao definir sua estratégia, acaba sempre por fazer aquilo que se convencionou de Análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threaths): por um lado, avalia quais são os pontos fortes e os  fracos enquanto a organização opera num mercado com adversários (análise do ambiente interno); por outro, a estratégia identifica as oportunidades de que a empresa dispõe, bem como as ameaças que enfrenta por parte da concorrência (análise do ambiente externo). As conclusões retiradas desses diagnósticos vão condicionar: a formulação de objetivos estratégicos; a definição das estratégias; o plano de ação para implementação dessas estratégias; e o controle e avaliação da implementação dessas ações.

A estratégia empresarial impacta todas as áreas da organização (operacional, tática e estratégica). A formulação e implementação dessa estratégia é importante para o relacionamento futuro da empresa com o seu meio ambiente, permitindo determinar o posicionamento que é mais adequado adotar no mercado em que opera, a fim de obter níveis otimizados de resultados. Nessa perspectiva, planejar e administrar de forma estratégica se torna imprescindível para quem espera evoluir e tornar-se líder em seus negócios. Uma estratégia apenas alcançará os objetivos esperados se for implementada de maneira eficiente e acompanhada de maneira sistemática.

Estratégia Empresarial
Gostou? Avalie este fornecedor e compartilhe!
Publicidade

  

Links Patrocinados

Deixe seu Comentário

BLOGUEIRA

Sou Rosangela Araujo; Licenciada em Letras com Inglês, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC); Bacharela em Administração, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Pós-graduanda em Ensino da Sociologia para o Ensino Médio, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

NOSSOS SERVIÇOS

  •  LOGOMARCA
  •  DESENVOLVIMENTO DE SITE
  •  MÍDIAS DIGITAIS
  •  PUBLICIDADE ONLINE

COMPRE SUA MÁQUINA DE CARTÃO

MINIZINHA CHIP: Não precisa de celular!

MINIZINHA: Precisa de celular!

MODERNINHA PRO: Imprime o papel!

MODERNINHA PLUS: Não precisa de celular!

CURTA NOSSA FANPAGE